Como baixar e usar arquivos JAR em Java
Se você é um desenvolvedor Java ou usuário de aplicativos Java, pode ter encontrado arquivos JAR. JAR significa Java ARchive e é um formato de arquivo que pode armazenar vários arquivos em um formato compactado. Neste artigo, você aprenderá o que são arquivos JAR, como criá-los, como visualizar seu conteúdo, como extraí-los, como atualizá-los e como executá-los.
O que é um arquivo JAR?
Um arquivo JAR é um formato de arquivo de pacote que pode conter arquivos de classe Java, metadados, recursos e arquivos de manifesto. Um arquivo JAR pode ser usado para distribuir software de aplicativo ou bibliotecas na plataforma Java. Um arquivo JAR também pode ser executável se tiver um arquivo de manifesto que especifique a classe principal.
download joda-time-2.0.jar
Download File: https://urlcod.com/2vRVwu
Benefícios dos arquivos JAR
Alguns dos benefícios de usar arquivos JAR são:
Eles reduzem o tamanho dos arquivos compactando-os.
Eles simplificam a distribuição de software agrupando vários arquivos em um.
Eles melhoram o desempenho dos aplicativos Java reduzindo o tempo de carregamento das classes.
Eles aprimoram a segurança dos aplicativos Java permitindo assinaturas digitais e criptografia.
Estrutura dos Arquivos JAR
Um arquivo JAR possui uma estrutura de arquivo ZIP, o que significa que consiste em entradas que podem ser arquivos ou diretórios. Cada entrada tem um nome, um tamanho, uma data e hora e atributos opcionais. Um arquivo JAR também pode ter um arquivo de manifesto, que é uma entrada especial que contém informações sobre as outras entradas e o próprio arquivo JAR. O arquivo de manifesto tem o nome META-INF/MANIFEST.MF e está localizado na raiz do arquivo JAR. O arquivo de manifesto pode especificar atributos como:
A classe principal de um arquivo JAR executável.
O classpath de dependências para um arquivo JAR.
A versão e o fornecedor de um arquivo JAR.
A assinatura digital e o certificado de um arquivo JAR.
Como criar um arquivo JAR
Existem duas maneiras principais de criar um arquivo JAR: usando a ferramenta Jar ou usando um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).
Usando a Ferramenta Jar
A ferramenta Jar é um utilitário de linha de comando que faz parte do Java Development Kit (JDK). Você pode usá-lo para criar, visualizar, extrair e atualizar arquivos JAR. Para usar a ferramenta Jar, você precisa ter o JDK instalado em seu sistema e configurar suas variáveis de ambiente de acordo. A sintaxe básica para criar um arquivo JAR usando a ferramenta Jar é:
jar cf jar-arquivo-arquivo(s) de entrada
Este comando cria um arquivo JAR denominado jar-file a partir dos arquivos de entrada ou diretórios especificados. Por exemplo, se você tiver um pacote denominado pack que contém duas classes denominadas class1 e class2 em seu diretório atual, poderá criar um arquivo JAR denominado pack.jar digitando:
jar cf pack.jar pack
Isso criará pack.jar em seu diretório atual com a seguinte estrutura:
META-INF/ META-INF/MANIFEST.MF pack/ pack/class1.class pack/class2.class
Você também pode especificar arquivos individuais ou usar curingas para incluir vários arquivos em um arquivo JAR. Por exemplo, se você deseja incluir todos os arquivos de classe em seu diretório atual, pode digitar:
jar cf classes.jar *.class
Se você deseja criar um arquivo JAR executável, precisa especificar a classe principal no arquivo de manifesto. Você pode fazer isso usando a opção -e ou criando um arquivo de manifesto personalizado. Por exemplo, se você tiver uma classe chamada Main que tenha um método main em seu diretório atual, você pode criar um arquivo JAR executável chamado main.jar digitando:
jar cfe main.jar Main Main.class
Isso criará main.jar com o seguinte arquivo de manifesto:
Versão do Manifesto: 1.0 Criado por: 1.8.0_292 (Oracle Corporation) Classe Principal: Principal
Você também pode criar um arquivo de manifesto personalizado e usar a opção -m para incluí-lo no arquivo JAR. Por exemplo, se você tiver um arquivo de manifesto chamado mymanifest.txt com o seguinte conteúdo:
Versão do manifesto: 1.0 Criado por: 1.8.0_292 (Oracle Corporation) Classe principal: Caminho da classe principal: lib.jar
Você pode criar um arquivo JAR executável chamado main.jar digitando:
jar cfm main.jar mymanifest.txt Main.class
Usando um IDE
Um IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado que fornece ferramentas e recursos para desenvolver, testar, depurar e implantar aplicativos Java. A maioria dos IDEs suporta a criação de arquivos JAR de seus projetos ou módulos. Por exemplo, se você estiver usando o Eclipse, poderá seguir estas etapas para criar um arquivo JAR:
Selecione o projeto ou módulo que deseja exportar como um arquivo JAR.
Clique com o botão direito do mouse e escolha Exportar.
Selecione Java > Arquivo JAR e clique em Avançar.
Escolha a pasta de destino e o nome do arquivo JAR.
Selecione os recursos e classes que deseja incluir no arquivo JAR.
Se você deseja criar um arquivo JAR executável, marque a opção Launch configuration e selecione a classe principal.
Clique em Concluir.
Como visualizar o conteúdo de um arquivo JAR
Existem duas maneiras principais de visualizar o conteúdo de um arquivo JAR: usando a ferramenta Jar ou usando um explorador de arquivos.
Usando a Ferramenta Jar
A ferramenta Jar também pode ser usada para listar as entradas de um arquivo JAR. A sintaxe básica para visualizar o conteúdo de um arquivo JAR usando a ferramenta Jar é:
arquivo jar tf jar
Este comando exibe os nomes das entradas no arquivo JAR. Por exemplo, se você deseja visualizar o conteúdo do pack.jar que você criou anteriormente, você pode digitar:
jar tf pack.jar
Isso exibirá a seguinte saída:
META-INF/ META-INF/MANIFEST.MF pack/ pack/class1.class pack/class2.class
Se você deseja visualizar mais detalhes sobre as entradas, como seus tamanhos e datas, pode usar a opção -v. Por exemplo, se você digitar:
jar tvf pack.jar
Isso exibirá a seguinte saída:
0 Qua 21 de junho 02:36:46 GMT 2023 META-INF/ 69 Qua 21 de junho 02:36:46 GMT 2023 META-INF/MANIFEST.MF 0 Qua 21 de junho 02:36:46 GMT 2023 pack/ 412 Qua 21 jun 02:36:46 GMT 2023 pack/class1 .class 412 Qua 21 de junho 02:36:46 GMT 2023 pack/class2.class Usando um explorador de arquivos
Um explorador de arquivos é uma interface gráfica do usuário que permite navegar e gerenciar arquivos e pastas em seu sistema.A maioria dos exploradores de arquivos também pode abrir e visualizar o conteúdo de um arquivo JAR como se fosse um arquivo ZIP. Por exemplo, se você estiver usando o Windows, poderá seguir estas etapas para visualizar o conteúdo de um arquivo JAR:
Localize o arquivo JAR que deseja visualizar.
Clique duas vezes nele ou clique com o botão direito do mouse e escolha Abrir com > Windows Explorer.
Você verá as entradas do arquivo JAR em uma nova janela.
Você pode clicar duas vezes em qualquer entrada para abri-la ou extraí-la para outro local.
Como extrair o conteúdo de um arquivo JAR
Existem duas maneiras principais de extrair o conteúdo de um arquivo JAR: usando a ferramenta Jar ou usando um explorador de arquivos.
Usando a Ferramenta Jar
A ferramenta Jar também pode ser usada para extrair as entradas de um arquivo JAR. A sintaxe básica para extrair o conteúdo de um arquivo JAR usando a ferramenta Jar é:
jar xf arquivo jar [arquivo(s) de entrada]
Este comando extrai todas ou algumas das entradas do arquivo JAR para o diretório atual. Por exemplo, se você deseja extrair todas as entradas do pack.jar que você criou anteriormente, você pode digitar:
jar xf pack.jar
Isso criará um diretório chamado pack com dois arquivos de classe em seu diretório atual. Se você deseja extrair apenas algumas das entradas, pode especificar seus nomes após o nome do arquivo JAR. Por exemplo, se você deseja extrair apenas class1.class de pack.jar, você pode digitar:
jar xf pack.jar pack/class1.class
Usando um explorador de arquivos
Um explorador de arquivos também pode ser usado para extrair o conteúdo de um arquivo JAR como se fosse um arquivo ZIP. Por exemplo, se você estiver usando o Windows, poderá seguir estas etapas para extrair o conteúdo de um arquivo JAR:
Localize o arquivo JAR que deseja extrair.
Clique com o botão direito do mouse e escolha Extrair tudo.
Escolha a pasta de destino e clique em Extrair.
Você verá as entradas extraídas na pasta de destino.
Como atualizar um arquivo JAR
Existem duas maneiras principais de atualizar um arquivo JAR: usando a ferramenta Jar ou usando um IDE.
Usando a Ferramenta Jar
A ferramenta Jar também pode ser usada para atualizar as entradas de um arquivo JAR.A sintaxe básica para atualizar um arquivo JAR usando a ferramenta Jar é:
jar uf jar-arquivo-arquivo(s) de entrada
Este comando atualiza ou inclui os arquivos ou diretórios de entrada no arquivo JAR existente. Por exemplo, se você atualizou class1.class em seu diretório de pacotes e deseja atualizá-lo em pack.jar, digite:
jar uf pack.jar pack/class1.class
Isso substituirá o antigo class1.class pelo novo em pack.jar. Se desejar incluir novos arquivos ou diretórios no arquivo JAR, você pode especificá-los após o nome do arquivo JAR. Por exemplo, se quiser adicionar uma nova classe chamada class3.class ao pack.jar, você pode digitar:
jar uf pack.jar pack/class3.class
Usando um IDE
Um IDE também pode ser usado para atualizar um arquivo JAR de seus projetos ou módulos. A maioria dos IDEs oferece suporte à exportação de suas alterações para um arquivo JAR existente. Por exemplo, se você estiver usando o Eclipse, poderá seguir estas etapas para atualizar um arquivo JAR:
Selecione o projeto ou módulo que contém as alterações que deseja exportar.
Clique com o botão direito do mouse e escolha Exportar.
Selecione Java > Arquivo JAR e clique em Avançar.
Procure e selecione o arquivo JAR existente que você deseja atualizar.
Selecione os recursos e classes que deseja atualizar no arquivo JAR.
Se você deseja atualizar um arquivo JAR executável, marque a opção Launch configuration e selecione a classe principal.
Clique em Concluir.
Como executar um arquivo JAR
Existem duas maneiras principais de executar um arquivo JAR: usando o comando Java ou usando um explorador de arquivos.
Usando o Comando Java
O comando Java é um utilitário de linha de comando que faz parte do Java Runtime Environment (JRE). Você pode usá-lo para executar arquivos JAR executáveis que possuem um arquivo de manifesto que especifica a classe principal. Para usar o comando Java, você precisa ter o JRE instalado em seu sistema e configurar suas variáveis de ambiente adequadamente. A sintaxe básica para executar um arquivo JAR usando o comando Java é:
java -jar arquivo jar
Esse comando executa o arquivo JAR chamando a classe principal especificada no arquivo de manifesto.Por exemplo, se você deseja executar main.jar que criou anteriormente, pode digitar:
java -jar main.jar
Isso executará o método main da classe Main em main.jar. Você também pode passar argumentos para o método principal anexando-os após o nome do arquivo JAR. Por exemplo, se você quiser passar dois argumentos "Olá" e "Mundo" para o método principal, digite:
java -jar main.jar Olá, mundo
Usando um explorador de arquivos
Um explorador de arquivos também pode ser usado para executar arquivos JAR executáveis que possuem um arquivo de manifesto que especifica a classe principal. Por exemplo, se você estiver usando o Windows, poderá seguir estas etapas para executar um arquivo JAR:
Localize o arquivo JAR que deseja executar.
Clique duas vezes nele ou clique com o botão direito nele e escolha Abrir com > Binário Java(TM) Platform SE.
O arquivo JAR será executado e exibirá a saída em uma janela do console.
Você pode fechar a janela do console quando a execução terminar.
Conclusão
Os arquivos JAR são uma maneira conveniente e eficiente de empacotar e distribuir aplicativos e bibliotecas Java. Eles podem reduzir o tamanho, simplificar a implantação, melhorar o desempenho e aumentar a segurança do software Java. Você pode criar, visualizar, extrair, atualizar e executar arquivos JAR usando várias ferramentas e métodos. Neste artigo, você aprendeu a usar a ferramenta Jar, um IDE e um explorador de arquivos para executar essas tarefas. Você também aprendeu sobre a estrutura e os benefícios dos arquivos JAR e como especificar atributos no arquivo de manifesto.
perguntas frequentes
P: Como faço download de um arquivo JAR?
R: Você pode baixar um arquivo JAR de qualquer site ou fonte que o forneça. Você só precisa clicar no link ou botão que inicia o download e salvar o arquivo JAR no local desejado. Por exemplo, se você deseja baixar joda-time-2.0.jar, que é uma biblioteca para manipulação de data e hora em Java, você pode acessar este site e clicar em Download joda-time-2.0.jar (1,5 MB). Em seguida, você pode escolher onde salvar o arquivo JAR em seu sistema.
P: Como adiciono um arquivo JAR ao meu caminho de classe?
R: O classpath é uma lista de locais onde o Java procura por classes e recursos. Você pode adicionar um arquivo JAR ao seu caminho de classe usando um destes métodos:
Usando a opção -cp ou -classpath ao executar o comando Java. Por exemplo, se você deseja adicionar joda-time-2.0.jar ao seu caminho de classe, pode digitar:
java -cp joda-time-2.0.jar Principal
Usando a variável de ambiente CLASSPATH. Você pode definir ou anexar o caminho do arquivo JAR a essa variável nas configurações do sistema ou em seu script ou arquivo em lote. Por exemplo, se você deseja adicionar joda-time-2.0.jar à sua variável CLASSPATH, pode digitar:
definir CLASSPATH=%CLASSPATH%;joda-time-2.0.jar
Usando o atributo Class-Path no arquivo de manifesto de outro arquivo JAR. Você pode especificar o caminho relativo ou absoluto do arquivo JAR que deseja incluir em seu classpath neste atributo. Por exemplo, se você quiser adicionar joda-time-2.0.jar ao seu caminho de classe em main.jar, você pode escrever isso em seu arquivo de manifesto:
Class-Path: joda-time-2.0.jar
P: Como faço para criar um arquivo de manifesto personalizado?
R: Um arquivo de manifesto personalizado é um arquivo de texto que contém informações sobre seu arquivo JAR e suas entradas. Você pode criar um arquivo de manifesto personalizado usando qualquer editor de texto e seguindo estas regras:
O nome do arquivo deve ser META-INF/MANIFEST.MF e deve estar localizado na raiz do arquivo JAR.
O arquivo deve ter uma linha em branco no final.
O arquivo deve ter uma ou mais seções, cada uma começando com um nome seguido por dois pontos e terminando com uma nova linha.
Cada seção pode ter um ou mais atributos, cada um começando com um nome seguido por dois pontos e um espaço e terminando com uma nova linha.
Se um valor de atributo tiver mais de 70 caracteres, ele poderá continuar na próxima linha começando com um espaço.
A primeira seção é a seção principal e contém informações sobre o próprio arquivo JAR. Ele pode ter atributos como Manifest-Version, Created-By, Main-Class, Class-Path, etc.
As seções subsequentes são seções individuais e contêm informações sobre entradas específicas no arquivo JAR. Eles podem ter atributos como Name, Content-Type, Digest-Algorithms, etc.
Por exemplo, um arquivo de manifesto personalizado que especifica a classe principal, o classpath e a assinatura digital de um arquivo JAR pode ter esta aparência:
Manifest-Version: 1.0 Created-By: 1.8.0_292 (Oracle Corporation) Main-Class: Main Class-Path: lib.jar Name: Main.class Content-Type: application/java-byte-code Digest-Algorithms: SHA-256 SHA-256-Digest: 7a1f001d51b4e6f36d0beae9566f5b59c55c5 b4b3c4cd888e7e5f8b0e9a8a371
P: Como assino um arquivo JAR?
R: Assinar um arquivo JAR é um processo de adicionar uma assinatura digital a ele que verifica sua autenticidade e integridade. Você pode assinar um arquivo JAR usando a ferramenta Jarsigner ou um IDE.
Usando a Ferramenta Jarsigner
A ferramenta Jarsigner é um utilitário de linha de comando que faz parte do JDK. Você pode usá-lo para assinar e verificar arquivos JAR. Para usar a ferramenta Jarsigner, você precisa ter o JDK instalado em seu sistema e configurar suas variáveis de ambiente de acordo. Você também precisa ter um keystore que contenha sua chave privada e certificado. Um keystore é um arquivo que armazena chaves criptográficas e certificados de forma segura. Você pode criar um keystore usando o utilitário Keytool ou usando um IDE. A sintaxe básica para assinar um arquivo JAR usando a ferramenta Jarsigner é:
jarsigner -keystore keystore-file jar-file alias
Esse comando assina o arquivo JAR com a chave privada e o certificado associados ao alias no arquivo keystore. Você será solicitado a digitar a senha para o keystore e o alias. Por exemplo, se você tiver um keystore chamado mykeystore.jks que contém sua chave privada e certificado com o alias myalias, você pode assinar pack.jar digitando:
jarsigner -keystore mykeystore.jks pack.jar myalias
Isso adicionará uma assinatura digital ao pack.jar que pode ser verificada por qualquer pessoa que tenha sua chave pública ou certificado.
Usando um IDE
Um IDE também pode ser usado para assinar um arquivo JAR de seus projetos ou módulos. A maioria dos IDEs oferece suporte à exportação de seus projetos ou módulos como arquivos JAR assinados. Por exemplo, se você estiver usando o Eclipse, poderá seguir estas etapas para assinar um arquivo JAR:
Selecione o projeto ou módulo que deseja exportar como um arquivo JAR assinado.
Clique com o botão direito do mouse e escolha Exportar.
Selecione Java > Arquivo JAR executável e clique em Avançar.
Escolha a configuração de inicialização e a pasta de destino e o nome do arquivo JAR.
Marque a opção Empacotar bibliotecas necessárias no JAR gerado.
Clique em Avançar.
Selecione Usar um armazenamento de chave existente e procure e selecione seu arquivo de armazenamento de chave.
Selecione seu alias na lista e digite sua senha.
Clique em Concluir.
P: Como faço o download do joda-time-2.0.jar?
R: joda-time-2.0.jar é uma biblioteca para manipulação de data e hora em Java. Você pode baixá-lo neste site: Você só precisa clicar em Download joda-time-2.0.jar (1,5 MB) e salvar o arquivo JAR no local desejado. Você também pode usar a dependência do Maven ou Gradle para incluir a biblioteca em seu projeto. Por exemplo, se estiver usando Maven, você pode adicionar isso ao seu arquivo pom.xml:
<dependency> <groupId>joda-time</groupId> <artifactId>joda-time</artifactId> <version>2.0</version> </dependency>
Se estiver usando o Gradle, você pode adicionar isso ao seu arquivo build.gradle:
dependencies implementação 'joda-time:joda-time:2.0'
Após baixar ou incluir a biblioteca, você pode utilizá-la em seu código Java importando as classes do pacote org.joda.time. Por exemplo, se você deseja criar um objeto DateTime e imprimi-lo, você pode escrever:
import org.joda.time.DateTime; public class Main public static void main(String[] args) DateTime dt = new DateTime(); System.out.println(dt);
Isso imprimirá algo assim:
2023-06-21T02:36:46.000Z 0517a86e26
Comments